Analisando a Koreo | Icy - Itzy
- Verônica Bentes
- 24 de ago. de 2020
- 5 min de leitura

Hoje trouxe pra vcs o grupo que tá me trazendo de volta a esperança que eu tive com o Twice! Nascido da JYP o Itzy tá trazendo comebacks cada vez mais legais, com coreografias bastante orgânicas, difíceis e enérgicas! Tudo que eu mais amo... simbora começar.
O Dance de ICY foi lançado dia 2 de agosto perto do meu niver do ano passado (2019) e 30 MILHÕES de seres humaninhos já assistiram essa belezinha. Desde então o grupo só cresce e, felizmente, fugindo do cute concept *O*. Vamos aos criadores:
Criadores:

De um lado do ringue,
Brian Friedman. Pra quem não conhece esse moço, vou contar uma historinha pra vcs sobre como eu conheci o trabalho dele.
*flashback*
Em 2017 a little Verônica aqui foi pro workshop de um coreógrafo Natalense que trabalha na Croácia, o nome dele é Diego Siqueira, grande dançarino, tem currículo extenso de conquistas e apresentações. Foram dois dias com coreografias diferentes dele, e ela ficou impressionada primeiro com a extensão de movimentos dele, e segundo em como ele conseguiu fazer da dança a sua carreira, ainda mais vindo de Natal.
Ao final da aula ela foi falar com o coreógrafo, perguntou pra ele "como eu posso melhorar?" e "como posso fazer da dança a minha carreira também?". A resposta que ele deu foi:
- Arrume um jeito de ir para Los Angeles! É lá onde o mercado da dança acontece e os dançarinos que saem de lá conseguem trabalho em TODO lugar (se for bom, claro). E principalmente, mire em Brian Friedman! Se você conseguir impressioná-lo você tá feita na vida, quem dança com o Brian tem porta aberta em TODO lugar do mundo!
*fim do flashback*
Dito isso, já dá pra imaginar a moral da criança...
Ele começou a dançar desde pequeno, o pai dele passava muito tempo fora de casa levando-o a se tornar mais próximo da mãe que era professora de dança. Um pouco depois dos 11 anos, ele e sua mãe se mudaram pra onde? adivinha? L.A. de novo! E lá ele foi iniciado no mundo do entretenimento através de um musical dirigido por Kenny Ortega (Pra quem não lembra ou não sabe, ele que dirigiu High School Musical)... onde ficou famoso e agora é um dos coreógrafos mais conhecidos do mundo. É isso gente, daí pra frente foi só sucesso, pra mais detalhes tô deixando links lá no final com entrevistas e o currículo dele na Broadway.
Mas voltando pra coreo, ele fez um post no instagram dele contando que tinha criado a coreo pra ICY. Infelizmente ele não postou nenhum vídeo da Demo, mas se quiserem ele já compartilhou de outras coreos como Wannabe, Fancy (do Twice) e Dalla Dalla, todas criações dele.

Do outro lado do ringue temos, Lee JungLee. Essa sim já trabalhou com vários outros artistas pelo Kpop, ela também postou no insta sobre ICY, mas também não postou nenhuma Demo T.T . Não achei muitas informações sobre a trajetória dela ainda, mas segundo o site da YGX (Site dos estúdios X da YG) o currículo inclui:
- Vencedora do Feedback 2 Show (2016)
- Vencedora do BODY ROCK (2016)
- Olimpíadas de inverno de Pyengchang (2018)
- Vice campeã da competição Feedback (2019)
- Coreógrafa de Fancy (junto com o Brian), Break Through e Feel Special;
- Coreógrafa de ICY e Wannabe (junto com o Brian);
- Treinadora de dança de Rosé, Somi, Momo e NaYeon.
Análise:
À primeira vista esta coreo pode parecer fácil, por ter menos "volume de informação" eu diria (é só comparar com Wannabe, por exemplo, que tem bem mais quantidade de passos) mas a real é que ela exige muita energia e controle das movimentações do corpo, pra parecer leve e divertida (não que não seja divertida, ela é! mas vai tentar dançar no 100% pra ver se não cansa!). Acho que pra """compensar""" as partes mais tranquilas, eles apostaram em bastante troca de formações, o que deixa a obra toda bem dinâmica.

Os dois maiores exemplos de que ela não e tão fácil são, primeiro aquele movimento onde elas "quebram o pescoço". Cara, imagina vc ter que virar o pescoço enquanto está no meio de um pulo, e quando cai no chão ainda tem que andar de costas com a coluna curvada pra trás... E DE SALTO!! é por esses e outros motivos que eu não acredito mais em músicas cantadas ao vivo kkkkkkk

O segundo motivo é o que o pessoal chama de "hair choreography" ou coreografia de cabelo. Já parou pra notar que até os cabelos delas são sincronizados? Não só em ICY mas em outras coreos também (Dalla Dalla tem bastante). Não sei se é intencional, mas parece que elas executam os movimentos com bastante energia de forma que os cabelos também façam parte da coreografia. E se vc acha que isso é fácil passa lá no meu perfil no insta e vê o cover que fiz do break de Wannabe, metade do vídeo sou eu com cabelo na cara... ><'

E falando em break, caso forem dançar isso algum dia MUITO cuidado com os tornozelos e joelhos ok? porque a parte onde elas fazem aquela abertura das pernas exige bastante dos joelhos, tornozelos e pés, sem falar no equilíbrio. Tenha calma quando for aprender essa parte pois um errinho pode fazer você escorregar e abrir demais as pernas ou forçar demais os tendões, e não é isso que queremos ><.
Por esses motivos creio que ICY está mais pra um Intermediário-avançado, por não exigir TANTOS passos difíceis do dançarino mas os que são difíceis elas alopraram, além de exigir bastante qualidade na execução.
Técnicas:

A "técnica" que vi mais presente nessa coreografia se chama Hands Performance (Performance das mãos), é parte do estilo Vogue e não tem exatamente UM movimento específico, está mais pra uma das várias formas de se incorporar o Vogue nas coreografias.
Ela é perceptível em coreografias que usam bastante as mãos para criar ilusões, formatos, desenhos e intenções enquanto incorporadas na dança, por exemplo nas coroas que elas sempre fazem ao final das coreografias, na parte da Lia quando elas usam várias vezes as mãos para fazer desenhos.
Minha opinião:
Pra ser sincera, de início eu não tinha gostado da coreografia, porque tinha achado "orgânica" demais. Pra explicar melhor, eu curto bastante coreografias que utilizam elementos ou são inspiradas por danças urbanas (hip-hop, popping, locking, waacking, vogue etc...) então quando vejo alguma coreo que não traz nenhum desses, eu fico meio... não sei, não é que não gosto, mas não acho tão empolgante (frescura minha mesmo ¬¬').
A questão é que até hoje ainda sou bem indiferente pq comparada às outras coreos delas essa parece mais """"""fraca"""""", ainda sim a energia me cativou muito e me apaixonei pela tal hair choreography, foi por causa dessa coreo que passei a ser fã da Yeji.
Antes ela era a que eu MENOS gostava justamente por ter essa cara de """nojinho""", daí o grupo lança uma música dizendo "I see that I'm icy" (Eu vejo/sei que sou fria) onde elas mostram que na verdade isso não é ser chata, mas característica de uma pessoa com personalidade forte e empoderada, putz eu amei a proposta e passei a ser mto fã do ITZY!!!
*trechos da letra*
"O que posso fazer se pareço fria?
Eu não me importo com o que você acha, tô de boa
Vamos lá, com confiança, deixe pra lá, aqui vamos nós
...
Fria, mas estou pegando fogo
Há um sonho dentro de mim, estou confiante
Olhe pra mim, não sou mentirosa
Eu não quero ser colocada dentro da sua caixinha
...
Uh, um salve pra minha mãe
Obrigada pro meu pai
Eu herdei todas as coisas boas de vocês"
E é com essa letra que fecho o post de hj!
Se vc chegou até aqui, obrigada pela paciência kkkkk espero que tenha gostado e caso queira ver sua coreografia preferida por aqui é só me mandar uma sugestão lá em baixo!
Abração e até Terça <3
Referências:
Currículo do Brian pela broadway:
Entrevista para a revista Dance Teacher:
Comments