Analisando a Koreo | BTS - Fire
- Verônica Bentes
- 15 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
E vamos com a primeira sugestão de análise aqui do Blog!
O MV oficial foi lançado dia 1 de Maio de 2016 (perto do aniversário do meu irmão) e caraca... já fazem 4 FUCKING anos desse lançamento e até hoje ainda não sei fazer os bracinhos direito kkkkk. Mas voltando...
O dance oficial saiu dia 13 de maio e tem 53 MILHÕES de visualizações, e é nele que vou focar a análise de hoje. Simbora!!
Criador:

O criador dessa belezura de coreo foi um moço chamado Keone Madrid. Eu já falei sobre ele e o trabalho conjunto dele com a esposa Mari em um dos posts do "Top 5 coreógrafxs" mas aqui vou focar um pouco mais no trabalho individual dele.
Ele é um dos dançarinos que mais me inspira principalmente por saber que ele não foi daquelas "crianças prodígio" que começou a dançar antes de falar mamãe. Ele começou aos 15 anos em uma aula de Hip Hop comum, e foi se dedicando e crescendo conforme ia se dedicando à área. Simples assim...
O que mais chama atenção no estilo de dança dele (no caso, no jeito dele de dançar) é a extrema precisão que ele tem com os movimentos (vcs vão ver muito essa palavra por aqui)! Característica que ele trouxe pra equipe do Kinjaz quando
entrou pro grupo, justamente porque a proposta deles é a precisão e movimentos que lembram ninjas. E, se for pensar, é justamente o que vemos à rodo na coreo de Fire!
Pra fechar o currículo dele, tem alguns vídeos muito bons que vc pode assistir pelo Youtube e Instagram dele também, alguns deles são:
O vídeo que inspirou a coreografia de Singularity do V! Foi outro trabalho dele que envolvia muita precisão mas com bastante delicadeza;
A apresentação dele no Kinjaz. Na verdade o vídeo vale a pena ser visto por completo, mas ele só aparece em 4:18;
E, claro, no Insta dele tem vários outros posts com os trabalhos que ele, e a esposa Mari, já tiveram no Kpop.
Sobre a coreo:
Um belo dia, o Keone postou no seu insta um vídeo mostrando partes da coreografia original de Fire:
No vídeo participam ele e a equipe de dançarinos, e a partir daí já dá pra ver que - ao menos nos trechos que ele mostra - não houve NENHUMA mudança da coreografia original pra versão final! O que aumenta muito a moral do BTS por pegar uma coreo desse porte e ainda executá-la tão bem.
O que eu mais gosto de ver nessa coreo não são nem os movimentos ou formações, mas a capacidade que eles tiveram de deixar ela TÃO LEVE! Eu vejo e revejo o vídeo e em nenhum momento eu sinto que os movimentos são pesados ou que eles parecem cansados.

Outra coisa a se destacar, que na verdade acho que é uma certa marcação/chatice minha, é ver como o RM e o Jin conseguem acompanhar muito bem o ritmo do grupo. Digo isso porque desde o debut deles (e sim eu os acompanho desde lá) eles nunca foram OS DANÇARINOS, os dois sempre arregaçaram no rap e vocal, mas quando chega na dança eles tem os movimentos mais ""duros"".
Só que em momento NENHUM, e felizmente até hoje, eles ficam pra trás em relação aos outros! Muito pelo contrário, se vc for olhar eles executam os movimentos com a mesma intensidade e extensão, a diferença está só na execução que é um pouco mais ""dura"".
Para os Kcovers:

Esse é o tipo de coreografia que pode dar vitória ou lascar um grupo (ou solista) de vez, porque testa o dançarino em todos os níveis. Força, fôlego, precisão, expressão, extensão de movimento e muito mais.
Na minha - humilde e mínima - opinião, no caso dos solistas, não seria legal COMEÇAR a dançar logo por essa coreografia se você não se sente preparado pra executar os movimentos. Estes têm um nível de precisão enorme e as chances de você não ficar satisfeito com o resultado são bem grandes.
No caso dos grupos é mais delicado ainda, porque muitos dos efeitos (pra não dizer a coreografia inteira) DEPENDEM da bendita da precisão de execução. Eu já estive em eventos onde o grupo entrou no palco com o figurino idêntico ao do MV, e a galera tava enlouquecendo... até eles começarem a dançar...
No quesito formação, escolha bem quem serão seus main dancers, pois são eles que vão CARREGAR a coreografia! Ponto. Não aconselho escolherem quem é quem pelos bias dos integrantes tipo "ah, eu sei que não danço tão bem ainda, mas eu amo o Jimin", vai por mim isso não dá certo.
Justamente porque, por exemplo, quando vamos assistir uma apresentação cover do BTS, nós já temos uma ideia básica de que o Jimin, Suga, J-Hope e JunKook quase sempre estão no meio da formação, então se colocam uma pessoa que não tem tanta desenvoltura pra fazer um main dancer a primeira coisa que pensamos é "putz, elx é o Jimin? mas fulaninhx ta dançando melhor...". É cruel, mas é real.
E não preciso dizer nada sobre dançar com backdancers né? kkkkkkk quanto mais gente, mais difícil de sincronizar.
Quanto às técnicas temos algumas "waves", uma variação do "Bow & Arrow", um "dab" rapidão durante o refrão, uma variação do "charleston" ou "T-step" durante a parte do Suga, outra variação de um passinho do House chamado "fort green" durante o break final, um "shuffle" ainda no break e, por último, láaaa pro final quando eles já estão com os backs ainda tem uma variação dos ombros do "harlem-shake".
Sobre os passinhos acima, ainda estou catando vídeos de referência pra vocês poderem entender cada um.
Minha opinião final:
Eu posso ouvir essa música o quanto for que só vou lembrar da paródia feita pelo canal "WTF Bangtan", o grito do "FOLGAAAAAA" sempre vem na minha cabeça kkkk e a letra foi tão bem pensada que ficou melhor que a original. Infelizmente o canal não existe mais, mas esse e outros vídeos (maravilhosos por sinal) ainda estão disponíveis no canal "Cevs".
Mas minha opnião sobre a coreografia mesmo é simples: Essa porra é difícil! Então não tentem dançar de qualquer jeito ou sem estarem preparados, das duas uma, ou vcs se machucam, ou vai sair feio. Não tem por onde kkkkkkkkkkk.
Pra fechar esse post, trago aqui o cover FODÁSTICO feito pelas meninas do LOONA:
Elas sacrificaram grande parte da execução e dos efeitos pra permanecerem bonitas enquanto dançavam, mas merecem o mundo só por terem dançado essa disgrama com o CABELO SOLTO!
É isso, até próximo sábado!
E já se liguem na próxima coreo...
Comentários