Analisando a Koreo | Monster - Irene & Seulgi
- Verônica Bentes
- 8 de ago. de 2020
- 6 min de leitura

O MV de Monster foi lançado dia 6 de Julho (quase um mês atrás, contando o dia que o post saiu) e, atualmente, já tem 40 Milhões de visualizações!! Não teve nenhum dance oficial, mas em compensação a SMercenária postou 42 versões da coreografia (Middle note, Top note, Middle + Top, Eye contact das duas versões, Câmera focada pra Irene e Seulgi, Gravação de backstage, e tudo nesse mundo) pra puxar o maior hype possível pra Unit.
Além do que, têm alguns vídeos pelo Youtube que já servem de ótimas referências pra se pegar a coreo: Tem o que parece que foi gravado naqueles programas de variedade e um outro que foi gravado na SBS radio.
Criadores:

A coreo foi desenvolvida por uma coreógrafa que já tinha trabalhado com a CL em uma versão de Hello Bitches pra revista Vogue. Ela se chama Janelle Ginestra, e meus amigos pense numa mulher monstro!!
Ela é co-fundadora da companhia de dança ImmaBeast (que, se vc não conheçe, sugiro dar uma olhada pq a qualidade dos dançarinos de lá é impressionante ), treinadora do estúdio, diretora de criação, coreógrafa e dançarina... quer mais? kkkkkk
Creio que o motivo de ela ter chamado a atenção da equipe da SM foi uma coreografia que ela criou para a música "Without Me" da Halsey que foi televisionada no reality "The Voice".
Ela depois reapresentou a coreo em um dos workshops do ImmaBeast e, de fato, lembra muito a vibe de Monster da #seulrene (só que de um jeito mais soft), os movimentos são parte leves e fluidos, e parte marcados e bem desenhados. Tem bastante aquela química de um casal entre as dançarinas e a coreo foi muito bem estruturada pra uma dupla.
Sobre a coreo:
A Janelle também postou a versão original (demo) da coreografia e eu AMEI!!
O que mais gostei não foi nem só a coreografia, mas o áudio original da música no fundo que traz uma vibe bem creepy característica da Billie Eilish. Outra coisa foi a coreografia da parte do "miaaaau miaaaau, miau miau miau", onde as backdancers fazem tipo um pêndulo com o bumbum, e gente... isso é difícil PRA CACETE! Tem que ter uma coluna e joelhos muito bons e alongados pra fazer isso pq vc vai de uma dobra pra uma completa extensão da musculatura em pouquissimo tempo!
A única coisa que não curti tanto foi que, em vez de fazer alguma movimentação que fosse mais... trabalhada pra essa parte, preferiram deixar um derivado da movimentação original que acabou ficando (na minha humilde opinião) sem graça, e até causando um efeito #blackpink onde em quase qualquer cover que façam, essa parte VAI FICAR esquisita (mais ainda se não tiverem os backs), ponto.

Claro que muito do que a Janelle trouxe na coreo acabou por ser retirado da versão final pq as meninas ainda teriam que dançar e "cantar" (lê-se dublar). Sem falar que, por usarem sempre roupas super justas e com muito frufru + terem que permanecer bonitas em uma coreografia tão creepy, as duas nunca parecem dançar o máximo que podem, os movimentos acabam sempre ficando mais "leves" e fraquinhos do que seriam se elas estivessem mais confortáveis pra dançar 100%.
Por isso que, muitas das vezes, eu prefiro ver o Dance antes de tirar alguma conclusão sobre as coreografias. Normalmente o fator nervosismo do palco (acontece viu?), os figurinos, o "permanecer bonita do início ao fim", a expressão, os vocais, influenciam muito no jeito que os artistas apresentam a coreografia que às vezes acaba sendo afetada seriamente, mas acho que não foi tanto o caso de Monster.
Para os Kcovers:
As movimentações dessa coreo têm as mesmas características que falei mais acima, são hora suaves e fluidas, hora marcadas e firmes, mas acho que o grande TCHAN dessa coreo não é só a execução em si. O que mais me chamou atenção, e que acho que vale a pena investir quando forem pensar em um cover, foi a química quase homoafetiva entre a Irene e a Seulgi. Daí vc pode me dizer, "como assim Vero??? pelo amor, como é que vou criar um clima desse com minha amiga que dança comigo??", e eu te respondo, "se chama INTERPRETAÇÃO".
O que as duas conseguiram trazer pra essa coreo não foi só a sincronia, beleza e figurinos caros não criatura!! O clima que a coreografia traz é sério o suficiente pra você assistir os movimentos sem aquela carinha de safadx (ao menos eu acho que não), e isso vem justamente da entrega que as duas têm ao papel que estão interpretando enquanto apresentam.
Isso porque não é a primeira vez que elas trabalham juntas viu? Elas já haviam se apresentado como dupla em uma releitura de Be natural quando ainda eram rookies, e até praquela época já era uma coreografia AVANÇADÍSSIMA (eu quis muito aprender naquele tempo, mas não tinha - e ainda não tenho - a extensão muscular que elas tem).

Ainda fizeram outro vídeo entre elas duas e a HyoYeon (ex SNSD), com o Jae Shim como diretor de coreografia. Vale a pena conferir pra quem gosta de umas intros bem paulera kkkkkkk.
Mas voltando aqui, essa coreo tem umas formações bem interessantes até, e embora seja bastante centralizada (no sentido de que as duas nunca saem do centro de foco), elas conseguiram fazer de uma forma que não ficasse chato ou monótono, já que estão sempre interagindo entre si e os backs se movem bastante pela cena então dá a impressão de que a coreo não é paradona.
O que me leva a outro ponto importante. O fator dançar com backdancers!
Gente, se vcs forem dançar com backs, PELO AMOR DE CL ENSAIEM TODOS JUNTOS!! Como acabei de explicar, são eles que dão bastante movimentação à coreografia, mas essa dinamicidade só acontece por causa da danada da sincronia entre TODOS! Imagina ver a parte do bumbum-pêndulo que eu falei acima e ter uma ou duas pessoas fora do tempo? ia ser uma morte terrível, quebraria o impacto que aquela parte tem.
Quanto ao nível dessa coreo, acho que ela se encaixa em um intermediário bem básico, por causa das partes detalhadas das movimentações. É só imaginar que a intensidade "certa" pra dar impacto a essa coreo é a mesma do vídeo da coreografia original, que passa aquela vibe de vampironas-sexy-creepy, então vc pode executar os movimentos sem muita energia tranquilão, mas vai parecer no máximo a Bella de Crepúsculo kkkkkkkkkk.
No fator técnica eu também não tenho como opinar muito porque não notei nenhuma técnica específica, portanto, seguindo em frente...
Minha opinião final
Pra que esse post não fique muito longo, vou terminar dizendo que, apesar de tudo, achei Monster bem legal, mas só legal mesmo kkkkkkkkkk, e por alguns motivos bem simples.
Primeiro, eu curti a música mas (na opinião desta mera ser humaninha) achei a coreografia mei fraca, e super entendo os motivos mas eu costumo curtir coreos mais elaboradas msmo. Segundo foi que achei um pouco forçado a SM querer chamar a atenção pra unit dando um teor sexual a algumas cenas. Soou estranho? pensa aqui comigo.
No final do ano passado a Wendy sofreu um acidente enquanto ensaiava pro evento do Gayo Daejun e por isso o RV tá em stand by até que ela volte (mas pelo tempo que ela está em recuperação, não duvido que talvez tenham até emendado alguma cirurgia tbm). Nesse meio tempo, pra não ficar sem ganhar uma graninha a SM colocou Irene e Seulgi pra trabalhar e engatou logo um álbum e trocentas músicas pra lançar. Mas como trariam de volta o hipe pro RV sem trazer a luz pra treta da Wendy?
Minha teoria: Lançaram Monster primeiro que é mais apelativo visualmente e mais simples em estrutura pra puxar a atenção do pessoal pra unit, daí duas semanas depois lançaram Naughty, que é mais "simples" e minimalista visualmente mas a coreografia é do C******, daí UM DIA depois lançam o "episode 2" com a Irene, que AÍ SIM, é uma obra de arte! Eu fiquei vidrada procurando a imagem dar bug pra saber quem era a dançarina com ela!

E logo depois o "episode 3" com a Seulgi, que é outra super produção! Onde ela passa uma seriedade e controle de movimentação tão grandes que me lembraram o Taemin dançando.

Então é aquilo né galera, BONS MESMO são as sequências, Monster é, no máximo, arrumadinha kkkkkkkkkk.
Com essa eu me retiro! Bjos <3
P.S: vão assistir as sequências que são MUITO melhores!
Comentarios