Kpop + Hip-hop
- Verônica Bentes
- 28 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Uma das coisas que mais me chama atenção até hoje no Kpop são as coreografias! Pode me perguntar se eu tenho algum grupo SUPER PREFERIDO e eu vou dizer que gosto de um ou outro mais ou menos, mas nenhum deles é meu SUPER preferido. Agora coreografias... Aí sim viu... essa sim eu tenho uma lista das que amo.
E foi por gostar tanto das coreos que comecei a pesquisar sobre os estilos de dança nos quais elas se inspiram. Como expliquei lá no primeiro post deste Blog, conhecer esses estilos me ajudou a melhorar MUITO tanto a minha dança quanto a forma que eu entendo as coreografias.
Portanto, neste post eu resolvi falar sobre o estilo que basicamente deu ORIGEM ao Kpop, e até hoje tem enorme influência no desenvolvimento das coreografias que amamos.
O Hip-Hop

Eu trouxe o Hip Hop logo de início porque este estilo influenciou TUDO que conhecemos no Kpop hoje. Sério, desde a escolha de roupas até a maneira de fazer músicas!
Este estilo, ao contrário do que muitos ainda acreditam, não é originalmente só musical! Ele foi o resultado de uma reunião entre as gangues mais violentas do bairro do Bronx em NY lá pelos anos 70, E nesta reunião foram criados o que seriam os 4 pilares principais do Hip-hop: Paz, União, Amor e Diversão.

Portanto, o Hip-hop, mais do que um estilo musical, é uma CULTURA, porque envolve áreas muito maiores do que só a música. As principais foram o DJ, o MC, o Rap, o Break Dance e o Graffiti. Se eu for escrever sobre CADA UM o post vai ficar muito longo, então vou linkar aqui o vídeo que fiz lá no meu canal contando como surgiram cada uma dessas vertentes.
Mas voltando pro Kpop, esse estilo era um dos preferidos de um carinha chamado Seo TaiJi, que resolveu tentar viver da sua arte e escolheu investir na carreira musical. Ele escreveu diversos raps com letras que faziam críticas sociais e traziam mensagens para os jovens que - em meio a uma crise econômica lascada na Coréia, milhares de pessoas sem emprego e sem nenhuma perspectiva de crescimento - não tinham nenhum programa cultural voltado para sua idade e eram pressionados a trabalhar desde cedo.

Ele se juntou a mais dois amigos e montou o Seo TaiJi & Boys (nome super criativo e pretensioso, mas aparentemente era ele que fazia 80% do trabalho e eu tbm não vou julgar essas coisas kkkk). E daí em diante vcs já podem imaginar o que houve, foi nível BTS...
Letras que criticavam a sociedade, uma inspiração pros jovens, marmanjos com roupas largas e corpos definidos, dancinhas cativantes e muita atitude... Agora leia tudo de novo e imagine o Chris Brown kkkkkkkkk
A partir dele, muitos outros grupos também foram formados (tipo MUITOS, à rodo) e tentaram copiar a mesma "fórmula", alguns tendo sucesso e outros não (quando não se tinha muita originalidade ou verdade).
Mas a partir daí já pode-se perceber como o Hip Hop influenciou enormemente no k-pop. As roupas largas viraram um símbolo, os rappers dos grupos têm (quase) sempre a sua parte especial nas músicas.
Outro exemplo bem legal de se ver é a maneira como as músicas são produzidas. No Hip-hop a criação de uma música ou de um beat é feita a partir de "Samples" (lê-se sêmpous) (eu deixei o link de um vídeo explicando direitinho o que é um Sample). Os produtores musicais escolhiam uma música que já existia e retiravam dela um trecho que achavam interessante, daí eles repetiam esse trecho e o "remodelavam" para colocar uma nova batida por cima, de forma que parecesse uma música totalmente nova, mas que continuasse cativante. Com o Kpop foi a mesma coisa, vou deixar o link de alguns exemplos: exemplo 1, exemplo 2 - só com músicas do BTS, exemplo 3 - com várias do Ateez, exemplo 4 - que tem o sample de Maria da Hwasa e Follow do Monsta x.
Bem, por agora vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e se tiverem alguma dúvida podem me escrever ou falar comigo lá no insta!
Logo logo eu volto trazendo outros estilos pra vocês 😃/
Comentários