top of page

Kpop + Waacking

  • Foto do escritor: Verônica Bentes
    Verônica Bentes
  • 12 de ago. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 17 de ago. de 2020

Hoje trouxe pra vocês um estilo que foi incorporado ao Kpop principalmente nas coreografias de solistas e grupos femininos por ter elegância, imponência e ao mesmo tempo delicadeza incorporados nas movimentações. Quando penso em Waacking no Kpop me vem logo a Kim ChungHa na cabeça, não só pelo seu trabalho mas por ela ter sido dançarina desse estilo antes de entrar na indústria de Idols.

Mas antes de chegar nessa parte, vou contar como o Waacking surgiu lá em Los Angeles. Se segura que a história é longa.

O Waacking

ree
"O estilo de dança de rua Waacking pode traçar suas raízes na cultura discoteca do final dos anos 60", dizem os membros da Imperial House Of Waacking.

Esta "house"(casa) - é lar de alguns dos nomes mais importantes para o surgimento do Waacking, um deles é Tyrone Proctor e mais pra frente vc vai entender o pq. Vamos lá...


Como vc viu acima, o estilo começou a se desenvolver no final dos anos 60 e foi no começo dos anos 70 que foi tomando forma. Sua primeira nomenclatura foi PUNKING. Essa palavra "punk" era um termo depreciativo usado pela sociedade hétera para se referir aos gays na época, que fizeram do limão uma limonada e passaram a usar essa nomenclatura como forma de se referir ao estilo de dança que estavam desenvolvendo.

Pra explicar melhor, na época os gays, negros, latinos e asiáticos pobres sofriam EXTREMO preconceito da sociedade em geral e acabavam se escondendo no armário, mas era nos clubes gays de Los Angeles que eles encontravam liberdade e se expressavam através da dança. E o punking surgiu justamente como forma de expressar seus sentimentos.

ree

Por isso as movimentações eram cheias de interpretação, sentimentalidade e muito drama, pois os dançarinos se imaginavam como as divas do cinema, ou personagens da TV, ou seus ídolos. Enfim, eles podiam ser quem quisessem!

Um dos movimentos mais conhecidos é o WHACK, que era uma onomatopeia utilizada nos desenhos animados para dar o som a um ataque, e acabou sendo incorporada em um dos movimentos do punking. OU SEJA, o whack era inicialmente a nomenclatura de uma movimentação! Não o estilo da dança!

ree

Então o que rolou pra o whack se tornar Waacking?


Mais especificamente: Apropriação, dissociação, disseminação, muitas perdas, ressurgimento, renascimento.







Vamos na ordem...

Quando a comunidade hétero conheceu o punking, eles AMARAM, pois tinha a dose de drama, fineza e imponência que eles tanto amavam nas divas da TV. Então veio a apropriação,

Muitos artistas passaram a copiar os movimentos para apresentá-los nos programas musicais, mas não quiseram referenciar os criadores nem que a dança fosse associada ao termo pejorativo Punk, para que não fossem julgados gays. Daí veio a dissociação.

Surgiram várias outras nomenclaturas para o movimento, como Waackin (para não se referir à palavra com o H), o Cagney (que veio de um dançarino de Hollywood chamado James Cagney), e até o Shabba-Doo.

Este, em especial, foi o primeiro dançarino homem hétero a aprender a técnica e o responsável por difundir o Waackin sem o H para afastá-lo da conotação ruim que a palavra tinha (se você procurar no dicionário, a tradução é "bater", "atacar", etc). E um outro dançarino chamado Jeffery Daniel, que era de um grupo de Waackin, foi o que acrescentou o G no final da palavra e o estilo passava então a se chamar WAACKING, que é hoje o nome mais aceito pela comunidade mundial da dança.

ree

A partir daí (pro post não ficar gigante) no ano de 98 ocorreu a epidemia de AIDS que matou vários dançarinos justamente por não terem proteção e ainda sofrerem extremo preconceito. Dois dos poucos que sobreviveram foram Viktor Manoel e Tyrone Proctor (lembra dele lá no início?) que se tornou o fundador da Imperial House Of Waacking.

O estilo só voltou a ressurgir em meados de 2000 por Brian "Footwork" Green. Ele viu a necessidade de se voltar a ensinar o estilo pras novas gerações e entrou em contato com os dançarinos que conhecia daquela época, mas muitos deles recusaram por medo. Então ele mesmo resolveu ensinar para estimular os mais velhos a virem também.

Assim, o cara - sem saber - se tornou o catalisador do retorno do Waacking ao mundo da dança e a apresentou à nova geração de dançarinos.

Gente, vcs não têm noção do quanto isso é recente!! Existem dançarinos de Waacking ORIGINAIS ainda vivos na comunidade!! Vale a pena pesquisar sobre eles porque são inspirações. Já deixei vários links lá no final pra quem se interessar!

E no Kpop?


Bem, estimo que a primeira aparição do Waacking nas coreografias tenha sido no ano de 2000, com a música Why do BABY Vox. Que aparece em 1:10 no refrão da música, com os movimentos sendo feitos bem devagar mas com ligeira graça kkkkkkkkkk (maneira gentil de dizer que parece que foi feito com preguiça).

O massa desse vídeo é notar a EMPOLGAÇÃO estampada na cada de cada uma, além dos figurinos que, se vc for olhar com atenção, parece que foram tirados de vários mvs diferentes (Eu notei 4Walls do Fx, Play da Chungha, Bad Boy do RV, e outros que não lembro o nome agora. Mas voltando...

Não sei se você notou, mas o ano de retorno do Waacking e a data da suposta primeira aparição coincidem no ano de 2000. Isso provavelmente se deve ao fato de que o estilo se espalhou muuuito mais pela ásia do que pelo ocidente. Segundo uma entrevista com a dançarina Princess Lockeroo, alguns dos principais nomes da nova geração de Waackers na Coréia são: !g, Lip J, Wizard, Mr. Big e Brince. Claro, de lá pra cá já surgiram vários outros, mas esses são os que estão "espalhando a palavra" digamos assim. O que eu MAIS AMO é o Wizard!!

Gente, o NÍVEL de expressão e criatividade desse cara é impressionante! Ele faz os jurados bolarem de rir enquanto dança, mexe com os adversários, com a platéia, interpreta com a alma, tem uma musicalidade MONSTRA e tudo isso sem perder a precisão!! Ele é a prova de que a dança pode ser muito mais do que fechação, carão e roupa chique, e é isso que eu mais amo nele!

Atualmente, os grupos femininos usam Waacking à rodo quando querem fazer um break mais impactante ou uma parte que impressione a platéia, justamente por ser uma técnica difícil de se executar (dói pra caramba pra aprender, pq os braços não estão acostumados com esse tipo de movimento tão rápido e extenso) mas que assistindo parece gracioso, fácil e que não demanda tanto esforço (tudo que o Waacking NÃO é kkkkk).

Já tem até vídeo no YT fazendo compilação dos trechos de coreografias que usam Waacking. É um catálogo bem extenso e confesso que tem coreografia alí que nunca nem ouvi falar ><', mas é bom conferir pra conhecer.

vou deixar aqui o link da parte 2


E pra terminar esse post, deixo aqui a referência da maravilhosa Chung Ha, que - antes de Idol - é uma dançarina fantástica, e como não vejo muitas pessoas contando isso quando falam dela, resolvi compartilhar aqui:

Ela aparece em 0:15, depois em 1:34 dizendo "We born to Waack, X-Fever!"

E é isso pessoal, obrigada a quem chegou até aqui. Se sentiram falta de alguma informação é só me mandar um email que eu venho editar o post ok?

Um abração e até a próxima!!


Referências para interessadxs em aprender sobre o estilo:







Kommentare


Deixe um comentário, que coreo vc gostaria de ver por aqui?

Muuuuuito obrigada!! ;)

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page